UX DESIGN: O QUE É E PORQUE VOCÊ DEVERIA INVESTIR NISSO?

Não se sinta um estranho se você nunca ouviu falar de UX Design.

O termo originado do inglês User Experience (UX) refere-se ao profissional que se preocupa em analisar o ponto ou os pontos de contato de um produto/serviço com seus consumidores.

Esse produto/serviço pode ser um site, um aplicativo, um dispositivo móvel, um ponto de venda ou qualquer plataforma de interação entre a marca e seu público consumidor.

O UX Design é basicamente um estudo da interação humana entre o cliente e a marca. Essas interação podem ser feitas através de um sistema, site, loja, atendimento telefônico ou painel de controle.

Cada indivíduo responde de uma maneira diferente ao interagir com uma marca e por isso é muito importante que o profissional de UX esteja sempre atento as mudanças e trabalhe para interagir de maneira positiva com o maior número de pessoas possíveis.

É FATO QUE…

Uma empresa que consegue causar uma boa percepção em seus consumidores, potencializa todo o investimento em desenvolvimento e comunicação. 

E, quando o usuário tem um relacionamento com uma marca baseado em boas experiências, isso aumenta exponencialmente o valor percebido dos produtos e serviços alcançando um grande número de consumidores fiéis ao longo do processo.

Neste processo, são recolhidas informações valiosas sobre o consumidor e sobre os aspectos a serem melhorados. Fazendo com que os investimentos em melhorias sejam mais certeiros.

A aplicação envolve – mas não se limita – às pesquisas sobre o perfil e comportamento do usuário, a mensuração e coordenação de interações físicas e cognitivas durante a interação.

Assim como a coordenação, projeção e desenvolvimento de processos para facilitar a experiência e satisfazer o usuário.

POR QUE É IMPORTANTE INVESTIR NA EXPERIÊNCIA DO SEU USUÁRIO?

Mesmo antes dos dispositivos móveis, a experiência do usuário já era fator decisivo na utilização de produtos e interfaces em geral. 

O entendimento desta experiência é importante para as empresas, porque contribui de forma direta para o aprimoramento dos mecanismos e, consequentemente, para a visão mais positiva do produto ou serviço, pelo consumidor.

Com o crescimento do mercado mobile, a experiência do usuário passou a ser ainda mais complexa e importante para as marcas, uma vez que ela norteia todos os pontos de contato do público-alvo com a marca.

É importante então apresentar interações amigáveis, que não exijam esforço cognitivo demasiado de um consumidor que já está saturado de informação.

Uma pesquisa feita pela On3 Software Development, mostra que 9 em cada 10 consumidores trocariam uma marca por seu concorrente após uma má experiência de uso. Em se falando de investimento, foi percebido que as empresas que investem em UX conseguem um aumento de 37% em sua receita.

UX Design sempre existirá, sendo planejado ou não, pois o usuário sempre terá uma experiência ao interagir com um produto/marca/serviço. Por isso, é necessário que exista um profissional dedicado exclusivamente ao estudo da interação pessoa X produto, ou, produto X máquina

Pois caso esta interação seja negligenciada, ou colocada em segundo plano por profissionais dedicados primariamente às outras áreas, o produto final pode não obter sucesso.

Quando a experiência do usuário não é o centro do planejamento e desenvolvimento, podem surgir produtos/serviços com ótimas funcionalidades mas que são rejeitados por seus usuários.

Isto ocorre porque as pessoas, ao invés de avaliarem de forma consciente as características e funcionalidades de um produto, percebem a experiência da interação com este.

ESTÁ PRONTO PARA MELHORAR A EXPERIÊNCIA DOS USUÁRIOS NO SEU SITE OU APP?

Preencha o formulário abaixo e entre em contato com nossa equipe comercial. Nosso tempo máximo de resposta é em até 6h.