PORQUE VOCÊ PRECISA INVESTIR EM BRANDING PARA SUA MARCA?

Muita gente confunde o Branding com o desenvolvimento de um logotipo.

Diferentemente do que se pensa, o Branding é muito mais complexo do que a criação de uma marca, pois é um conjunto de sentimentos e experiência que o seu público tem ou cria do serviço ou produto que você oferece.

A complexidade é tão grande, que muitas vezes a percepção de uma marca é feita de maneira distinta por cada consumidor. Isso porque muitos fatores como contexto social, cultural e econômico levam o indivíduo a experimentar a marca à sua maneira.

Por conta disso, muitas empresas tem repensado o significado da sua marca e optado por uma estratégia de Branding mais acertiva com seu público.

Todos temos nossas peculiaridades e desejos distintos, por isso, é humanamente impossível que todos os seus consumidores tenham a mesma percepção sobre seu produto. 

Com o Branding você desenvolve processos de diferenciação da sua concorrência e cria uma experiência única para o seu consumidor do início ao fim.

É a percepção que um cliente tem do seu produto ou serviço que diferencia empresas de sucesso de outras que ficam pelo caminho.

Marcas precisam de valores e propósitos alinhados aos de seus consumidores. Quando isso é bem feito o consumidor sente uma empatia pela sua marca e você conquista um espaço único na mente dele e isso te dá uma vantagem competitiva muito grande em um mercado cada vez mais saturado.

DICAS IMPORTANTES PARA ALINHAR A SUA MARCA AOS OBJETIVOS DA EMPRESA:

O primeiro passo para iniciar a construção de uma marca forte é entender o que faz a sua empresa única.

Quais são os benefícios que ela promete entregar ao seu público consumidor?

É a partir dessa resposta que você define como comunicar melhor a sua essência ao mercado.

Basicamente, nós da Novare Comunicação nos baseamos em 04 pilares importantes para a construção de uma marca forte, são eles:

  1. Definir um bom propósito para a sua marca;
  2. Entender como entregar essa promessa da marca;
  3. Quais são os principais atributos que vem a mente do consumidor quando falamos sobre sua marca;
  4. Qual o posicionamento desejado.

Como você deve ter percebido, criar e manter uma boa estratégia de Branding é um passo extremamente importante para empresas que querem se tornar líderes de mercado. Por isso mesmo, não é um processo nada simples.

Ao pensarmos nas maiores empresas no cenário atual sabemos que cada uma delas chegou lá pois tinha uma proposta única, entregava experiências espetaculares e sabia comunicar isso.

Essa é a grande diferença entre qualquer loja de calçados e a Nike, entre uma marca de bebidas e a Coca-Cola, entre plataformas de streaming e o Netflix.

Por isso, antes de criar uma marca ou fazer um logotipo, tenha em mente todas as etapas de processos necessários para que sua proposta de valor seja única no mercado.

Você não precisa ser exclusivo em um produto, você só precisa entender como tornar a experiência do seu cliente única com sua marca.

O segredo está sempre no encantamento.

Para encerrar, vamos parafrasear o incrível Phillip Kotler que diz:

Uma marca é um conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, juntos, são responsáveis por fazer o consumidor escolher um produto ou serviço em vez de outro. (Seth Godin)

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