COMO GANHAR UMA CAMPANHA ELEITORAL?
Essa é a pergunta que todos os candidatos nos fazem quando falamos sobre marketing político eleitoral.
Para se vencer uma campanha política, deve-se levar em consideração muitos fatores que muitas vezes não estão associados ao candidato, como: momento social, clima político, espaço geográfico e muitos outros.
Por isso, determinar o sucesso ou insucesso de uma campanha apenas pelo discurso do candidato é muitas vezes um erro básico de leitura do cenário eleitoral.
Mas então o que é preciso fazer para ganhar mais votos e sair vitorioso de uma disputa eleitoral?
Ao nosso modo de ver algumas regras básicas são sempre válidas para garantir – se não a vitória, – pelo menos uma disputa parelha. São elas: Bom Candidato + Discurso Eficaz + Boa Comunicação com seus eleitores.
Mas afinal, o que é um bom candidato?
Pode parecer clichê, mas um bom candidato é aquele que colocar o interesse coletivo acima dos seus interesses.
E você deve nos perguntar: – Mas isso não é o que todos falam?
– Sim, mas por trás de todo discurso político você consegue perceber um corporativismo latente.
Quando os eleitores percebem isso, eles passam a se distanciar do candidato e deixam de acreditar em qualquer nova promessa.
Gaudêncio Torquato em seu livro Novo Manual de Marketing Político afirma que: “O candidato ideal é aquele que interpreta, com convicção, as expectativas do maior número de eleitores. E assume o compromisso de efetivá-las por meio de projetos claros, simples e factíveis. Quando um candidato ultrapassa os limites de sua dimensão, está enganando o povo, fazendo demagogia. E o eleitor acaba percebendo.”
Como fazer um discurso eficaz?
Resumidamente, um discurso eficaz é aquele alinhado as necessidades das comunidades.
A população precisa de ações imediatas para questões rotineiras como: escola, transporte, segurança, limpeza, asfalto, coleta de lixo, etc…
O candidato que baseia sua campanha em promessas vagas e que não atendem aos interesses da população está automaticamente descartado pelo eleitor.
Por isso, use a criatividade e busque alternativas que saem do lugar-comum e realmente traga benefícios para seu eleitor.
Uma boa comunicação faz toda a diferença
Ao contrário do que se imagina, nem sempre a campanha eleitoral com mais efeitos visuais é a que sairá vitoriosa da eleição.
Acredite, aqui na Novare Comunicação e Marketing nós já vimos inúmeros exemplos de candidatos que abusaram da famosa “maquiagem digital” para parecerem mais próximos do seu público eleitoral mas no final das contas gerou uma desconfiança enorme nos seus eleitores na hora da votação.
Para sermos bem diretos, a boa comunicação é aquela que chega de maneira fácil e objetiva na mente do eleitor. Aquela que o faz tomar a decisão: “Esse candidato tem meu voto”.
Em suma…
Para vencer uma eleição, o candidato precisa acreditar em sí. Saber suas qualidades e defeitos, entender os porquês de querer ser um representante do povo, a circunstância e o momento político da sua região.
Precisa transmitir sua identidade, mostrar seu verdadeiro eu, seus valores, convicções.
Enfim, seja você e não quem os outros (ou os interesses deles) querem que você seja.
COMO NÃO FAZER FEIO NAS REDES SOCIAIS?
Se você está pensando em como se eleger vereador, prefeito, deputado, governador ou até mesmo presidente e quer utilizar as redes sociais para lhe ajudar a vencer essa eleição aqui é o seu lugar.
Antes de tudo vamos estabelecer que as redes sociais são um instrumento de interação do candidato com seus eleitores e não um canal único onde você fala e não ouve ninguém, ok?
Se você ou sua equipe de marketing não estão preparados para receber críticas ou até mesmo debater em alto nível com os eleitores é melhor nem se arriscar.
A segunda etapa que devemos conversar a respeito é que: Não utilize o mesmo material da campanha na internet.
Nas últimas eleições nós pudemos presenciar milhares de candidatos distribuindo seus santinhos virtuais em páginas sem qualquer controle disso, causando uma enxurrada de críticas.
Seja educado, abra o debate, as redes sociais estão aí para isso.
Não fique zangado se um possível hater aparecer – a internet está cheia disso. Saiba argumentar, tenha uma visão clara do seu plano de governo e engaje o seu público com materiais explicativos.
Nessa hora é super importante que a equipe do candidato esteja alinhada e engajada para dar suporte a campanha e assim ela se tornar mais forte organicamente.
O marketing político nas mídias sociais é um termômetro da campanha fornecendo o melhor retorno que você poderia conseguir.
Mas não se iluda: Criar diversos canais nas redes sociais e alimentá-los somente durante a eleição não te fará um vencedor.
Para se eleger você precisa de uma participação ativa nas suas redes sociais e disposição de sobra, pois só quem já concorreu sabe o tamanho da exposição.
PRONTO PARA SE ELEGER VEREADOR NA PRÓXIMA CORRIDA ELEITORAL?
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- Written by: novaremkt
- Posted on: 1 de janeiro de 2020
- Tags: campanha eleitoral, marketing político